skip to content
 

Boas Práticas

Concomitantemente à expansão da UFOP no âmbito do Projeto REUNI, a instituição vem promovendo boas práticas de gestão para otimização de recursos públicos. São diferentes iniciativas voltadas para o desenvolvimento da gestão administrativa e, principalmente, do uso da infraestrutura, de parcerias com agentes públicos e privados, do funcionamento da administração pública e da sustentabilidade energética.

 

A seguir são apresentadas, de forma sucinta, algumas das boas práticas em andamento na UFOP nos últimos meses.

 

Centro de custos

Com objetivo de melhorar a gestão orçamentária, proporcionar mais transparência e autonomia da unidade acadêmica foi implementada a política de Distribuição de Recursos de Custeio para Manutenção (DRCM), via centro de custos, para as unidades acadêmicas e administrativas da instituição, englobando, assim, despesas com diárias e passagens, material de consumo e, posteriormente, Km rodados.

 

Transporte

O Deslocamento de professores, técnicos e alunos de Mariana/Ouro Preto para Belo Horizonte/Aeroportos de Confins e Pampulha, e vice-versa, passou a ser feito por Vans em horários pré-estabelecidos. Além da redução dos custos, essa ação aumenta a disponibilidade da estrutura para o atendimento às outras demandas acadêmicas. A estimativa dessa ação é reduzir em até R$ 500 mil/ano os gastos com diárias, combustível, manutenção e depreciação da frota da instituição.

 

Política de Controle de Bolsas de Graduação

Unificar a concessão do benefício para eliminar acúmulos e melhorar a aplicação dos recursos nos programas de assistência estudantil. A expectativa dessa ação é melhorar a gestão de distribuição de bolsas para atingir o maior número de alunos da instituição.

 

Estudo dos contratos de terceirização

Os contratos que preveem a terceirização das atividades da UFOP são permanentemente avaliados e readequados, quando necessário.

 

Aquisição de livros

Formulação de novos critérios para a compra de material bibliográfico norteia o investimento direcionado em materiais que tenham maior contribuição nas demandas acadêmicas e, por consequência, contribuam de forma mais substancial para o reconhecimento dos cursos. A expectativa é atender a demanda para bibliografia básica exigida pelo MEC aos cursos de graduação de forma efetiva em curto prazo.

 

Impressão Consciente

Instalação de impressoras multifuncionais de alto desempenho, via processo de licitação, para atender os setores acadêmicos e administrativos da instituição. O objetivo da ação é investir em uma mudança conceitual na relação de uso dos equipamentos de impressão (impressoras e fotocopiadoras), visando o consumo mais consciente de materiais, reduzindo o gasto com papel e a subsequente geração de lixo. A estimativa é de uma economia anual de aproximadamente R$ 400 mil, sem incluir os gastos com mão de obra necessária, por exemplo, para manutenção e compra de insumos (cartuchos, tonners etc.).

 

Programa Educacional de Eficiência Energética

Tem por objetivo principal a capacitação de profissionais para implementação do Programa de Gestão Energética (PGE) na instituição já em 2016. A inserção do PGE dentro da instituição visa formar uma cultura de conservação e uso racional da energia, e reduzir o consumo e os custos com energia elétrica pela identificação de melhorias nas instalações da UFOP nos seus campi.

 

Parcerias com os Setores Público e Privado

Intensificar a aproximação com os setores públicos e privados, de forma a fortalecer a comunidade acadêmica (institutos e laboratórios de pesquisa) e a formação de estudantes, é o objetivo principal desta ação.